Centro Educacional Reeducar

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terça-feira, 6 de setembro de 2011

Neuropsiocopedagogia

O QUE É A NEUROPSICOPEDAGOGIA?

A Neuropsicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra avaliação e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual ou coletivo. Ela ainda é considerada uma práxis (prática fundamentada em referenciais teóricos) e não uma ciência. Entende-se como:

“Área de estudo das neurociências na qual objetiva a análise dos processos cognitivos, potencialidades pessoais e perfil sócio – econômico,a fim de construir indicadores formais para a intervenção clínica frente aos educandos padrões com baixo desempenho e que apresentam disfunções neurais devido a lesão neurológica de origem genética , congênita ou adquirida.”

ROTTA Apud COSENZA:2010

O QUE DIFERENCIA A NEUROPSICOPEDAGOGIA DA PSICOPEDAGOGIA?

Sua análise está inserida no contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura dos problemas que emergem da e na interação social voltada para o sujeito que aprende; busca compreender os fatores que intervêm nos problemas, discriminando o particular e o geral, o específico e o universal, na busca de alternativas de ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender, pautada em uma essência específica e diferenciada da psicopedagogia. A Psicodepagogia:

Área de estudo da neuropsicologia que avalia,diagnostica, estuda e intervenciona frente a aprendizagem humana e suas intercorrências considerando a compreensão do sujeito enquanto aprendiz, dotado de complexidades,peculiaridades e inseguranças, sendo obrigado a tomar decisões avaliativas além ou aquém de sua realidade cognitiva.INSTEIN Apud SCOZ:2007

ONDE ATUARÁ O NEUROPSICOPEDAGOGO?

O profissional poderá desempenhas funções como:

Modalizar patogênia frente aos T.A.S;

Reorganizar fases neurais frente aos T.A.S, refazendo engramas equivocados devido a lesão neurológica;

Identificar panorama cognitivo pós lesão a fim de adequar o currículo;

Promover adequação emocional do educando com síndromes neurológicas / condições neuropsiquiátricas ao contexto de grupo.

Assessoramento técnico frente a instituições voltadas ao trabalho de Educação Especial Inclusiva, Atendimento Clínico ou, em mais recente proposta, no apoio ao trabalho com a Saúde Mental.

O especialista em Neuropsicopedagogia terá as seguintes competências:

Atuação frente ao desenvolvimento cognitivo humano e profilaxia frente os T.A.S;

Elaborar publicações científicas frente as técnicas de reabilitação / prognóstico em periódicos da área ou afins;

Postura Interdisciplinar,dinamismo e ética;

Visão sistêmica dos processos;

Polivalência teórica mantendo a especificidade em sua área de atuação;

Elaborar pareceres técnicos,laudos e outras comunicações profissionais;

Produção de saberes a partir de capacitações e reflexões frente a sua práxis;

QUAIS AS BASES PARA O SURGIMENTO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA?

Lei 3124/97 – Senado Federal.

Certificado de especialista com registro no MEC – CNE;

Estar devidamente registrado na ABPp;

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