Centro Educacional Reeducar

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sábado, 28 de novembro de 2009

Pós-Graduação - Instituto CENSUPEG





Oferecem em Vacaria Pós- Graduação em Neuropsicopedagogia e Educação especila Inclusiva
Contatos com Gestora Regional: Nilva Michelon
nilvamichelon@yahoo.com.br

A educação especial inclusiva é um processo que busca a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, busca a reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. Percebe o sujeito como ser que deve respeitar e ser respeitado nas suas diferenças e ter a oportunidade de ampliar o espaço das relações humana. Somente haverá troca e crescimento se todo ser humano independente de sindromes ou deficiências, tenha oportunidades de conviver em diferentes locais e com diferentes pessoas.

NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

FAFIPA - FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS

E LETRAS DE PARANAVAÍ

RECONHECIDA PELO GOVERNO FEDERAL (MEC), CONFORME DECRETO Nº 69.599 DE 23/11/1971.

NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
Organização nos termos da Resolução CES 01/2007 do Conselho Nacional de Educação
OBJETIVOS:

· Qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica/técnica para o exercício da Neuropsicopedagogia e Educação Especial.
·Capacitar os participantes frente à compreensão do papel do cérebro da criança em relação aos processos neurocognitivos. Na aplicação de estratégias pedagógicas em sala de aula, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo.
· Adquirir clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo.
· Compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social.

PÚBLICO-ALVO:

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia,Terapia Ocupacional entre outros cursos de áreas afins.

GRADE CURRICULAR:

Fundamentos da Neurologia (Neurociências)
Neuropsicopedagogia e Educação Especial
Abordagem em Neuroanatomia Funcional
Múltiplas Inteligências e as Bases Neurológicas das Dificuldades da Aprendizagem
Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopatologias
Educação Inclusiva
Educação do Deficiente Físico e das Múltiplas Deficiências
Educação do Deficiente Auditivo
Educação do Deficiente Intelectual
Educação do Deficiente Visual
Aprendizagem e Metodologias em relação aos Sujeitos com Altas Habilidades/Superdotados
Avaliação Neuropsicopedagógica
Tópicos Especiais: Funções Psicológicas Superiores (Concepção de A.R.Luria)
Metodologia da Pesquisa
Didática e Metodologia do Ensino Superior
Estudos Independentes e Monografia e/ou Artigo Científico
CARGA HORÁRIA: Presencial: 360 h/a. Total do curso: 420 h/a.
Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na grade curricular, visando à otimização do curso. http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Doenças_neurológicas

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